terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Formação : Ostensório

Ostensório é um objeto litúrgico utilizado na exposição e na procissão com o Santíssimo Sacramento. Em latim, ostensorium é derivado do verbo ostendere, que significa expor, mostrar. Portanto, o ostensório é um expositor do Corpo de Cristo para a adoração pública.
O Dicionário Litúrgico, do Frei Basílio Röwer (Vozes, 1947), nos diz que o ostensório é utilizado na Igreja desde o século XIV, quando se introduziu a procissão do Corpo de Cristo e a exposição do Santíssimo. Nos primeiros séculos da história da Igreja não existiam ostensórios, pois o culto ao Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu apenas na Idade Média.
Nem sempre a forma do ostensório foi a mesma. Existiram vários estilos de acordo com lugares e épocas diferentes. No Brasil, a forma mais conhecida de ostensório foi criada no período barroco: representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente. Porém, é bastante comum encontrar diversos outros modelos, como por exemplo, o neogótico, gótico, moderno, etc.
Embora seja bastante comum utilizar a palavra custódia como sinônimo de ostensório, através da etimologia dessas palavras é possível identificar que elas cumprem funções distintas no cotidiano das igrejas.
O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (Antônio Geraldo da Cunha, 2007) nos diz que a custódia é um “lugar onde se guarda alguma coisa com segurança”. A palavra custódia tem sua origem no latim. Significa guarda, segurança, defensor. É a mesma palavra que se usa para casa de custódia, lugar onde ficam as pessoas que cumprem uma pena legal.
Na Igreja essa palavra é utilizada para referir-se ao recipiente onde fica guardada a hóstia consagrada. Enquanto o ostensório serve para fazer a exposição pública do Santíssimo Sacramento, a custódia serve para guardá-lo num lugar seguro, que chamamos de sacrário. Também é possível, e bastante comum, realizar a exposição com a custódia.
Pe. Maciel M. Claro é sacerdote,
missionário claretiano.  maciel@avemaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente !